quinta-feira, 15 de setembro de 2011

V BH Indie Music - Primeira Semana por Edison Elloy

Sábado dia 10 de setembro de 2011 no V BH Indie Music
Apresentações: Ek-Vertep (Suzano-SP), Los Ciegos (Ribeirão Pretos-SP), Os Selvagens (Ouro Preto-MG) e Os Decréptos (BH-MG)
Local: Centro Cultural Nem Secos

Noite de estréia dos paulistas da Ek-Vertep, nova banda da baterista (ex-Maquiladora), Déia Carvalho (vocalista e violonista), Johnny Medina (baixista) e Zé Ronconi (baterista, percussionista e vocalista). Um trio em total sintonia com a música e outras possibilidades sensoriais de expressão. Usam a pintura, em performance de Johnny Medina, usam projeções visuais, não apenas para ilustrar suas canções mas antes para instigar as mentes que buscam desafios. Três excelentes músicos, executam canções que não precisam ser classificadas, podem se auto-denominar uma banda de rock, mas estão lá elementos de folk, jazz. Está a canção na voz segura de Déia Carvalho, conduzindo a partir de seu violão, também turbinado com distorções e efeitos em melodias que envolvem e instigam. 

Los Ciegos, cantam o que sempre com sinceridade nasce da intenção de amigos ao decidirem formar uma banda. Cantam música honesta. A força da amizade faz com que  Eduardo Vidal (guitarra/voz) Rodrigo Henrique (guitarra/voz), Gabriel Pugliani (bateria), João Pitombeira (baixo), viagem por sete horas, apresentem-se e retornem para casa com a certeza do dever cumprido. Guitarras e texto fortes. Arranjos que remetem ou simulam um rock básico, engano. Canções muito bem arranjadas. "Vamos brincar de rir de inimigos". Los Ciegos simulam em canções, para forjar em seus textos nosso cotidiano almejado, tudo está lá nas entrelinhas de cada canção. Riffs e arpejos que marcam tem sempre lugar de destaque e eles sabem elaborar passagens que um cego não pode ver,  mas ouvidos atentos percebem. Apresentação sincera e correta, voltaram cansados para casa, mas voltaram felizes.

Estruturas sociais decadentes, instituições obsoletas em seu modo de pensar e agir. Fim de utopias, políticas neo-liberais derrotadas pelas evidências de seus equívocos e falhas. O punk rock da banda Ouropretana Os Selvagens, bate em todos os que alimentam ou sustentam estas estruturas tortas. Apresentação visceral, grita-se pelo que se acredita e também contra tudo o que perturba e incomoda. Refrões que dizem o que precisa ser absorvido por aqueles que ainda estão dormindo. Mas, não há como ficar parado ao som de punk rock de verdade. Ulysses - (vocal), Fabiano (guitarra), André Estanislau (baixo e voz), Douglas Dexter (bateria). Executaram canções e exorcizaram demônios, principalmente de seguidores fiéis, que vieram da histórica Ouro Preto acompanhando a banda. Forte e visceral, marcaram sua presença no festival.
Os Decréptos, outra banda representante do punk rock, já pela segunda vez participando do BH Indie Music, são escolados. Rodrigo Decrépto (bateria) lidera a banda que canta principalmente sua intenção maior que é sobreviver. Sobreviver a tudo e a todos. Daniel (voz), Gustavo (guitarra), Fábio (guitarra) e Diego (baixo) compõem o time que cantam o cotidiano, a boêmia e o terror trash. Mas está lá também a fala social, tenha certeza. Fuga? Não, apenas pausa para retomar fôlego e continuar a marcha. A banda se apresentou desfalcada de seu vocalista, mas com ex-membros e fãs atentos, levou à platéia o que ela esperava, punk rock e diversão.

Domingo, dia 11 de setembro de 2011 no V BH Indie Music
Apresentações: Junkbox (BH) e Ek-Vertep (Suzano-SP)
Local: Centro Cultural Nem Secos

Abre a noite de domingo com a clareza cristalina de mezzo-soprano, Malu Aires, a voz, guitarra e mente diante da Junkbox entoa e evoca em suas mensagens lançadas ao mar o canto dos lúcidos. Sonorizações difusas e propositalmente sujas, confusas, simulação de uma babel contemporânea. Rafael Dinamarque (baixo), preciso. Como a dizer: Malu, faça o que desejar com sua voz e sons de sua guitarra. Estou aqui. Daniel Pertence (bateria), analógica e eletrônica. Desenhando em sonoridades personais, os fantasmas, as tensões e a busca de ar após a nervosa e avassaladora força expressiva de sons e vozes. A cantar o profundo e insondável em cada um, ao provocar uma indesejada pausa na respiração para avaliar. Esta é a vida possível? Uma apresentação precisa e contundente, em dinâmicas que alternam a suavidade de lamentos e certezas com a fúria e força de decisões e repúdio ao mal, à hipocrisia e à falsidade. Tudo lá, diante dos que não dormem mais tão desprotegidos assim, ou pelo menos desavisados após a canção de ninar possível. Afinal não são dias serenos e calmos que vivemos, ao contrário são repletos de expectativas incomodas e incertas. Noite de domingo especial, arte em sons, imagens e intensas doses de realidade.

Ek-Vertep, apresentação com a mesma força expressiva da noite anterior, porém depois da estréia, muito mais tranquila para os músicos da banda, descontraída, Déia Carvalho, esquece seu capotrasto, faz seus companheiros de banda improvisarem e sorri. As falas de Johnny Medina (baixo) durante sua performance com tintas e pincéis ao ilustrar seu segundo painel em BH, talvez um Franknstein, buscando como todos e sempre a aceitação e libertação dos limites físicos e pré estabelecidos. Johnny Medina, pedia aplausos e a platéia retribuía agradecida pela noite cheia de arte e sensações outras. Sim, vale sempre sim, sair e viver. Viver e ouvir canções, vozes e sons que apenas a mente de cada um concebe diante das expressões vindas de um palco, ou ali como fez Ek-Vertep, com projetor e papéis em branco e prontos para a forma que a eles fosse determinada. Salve os que podem adentrar à caverna depois das visões e percepções adquiridas. Salve a música e os que dela se alimentam.

por Edison Elloy
fotos Marcos Ganndu


Envie suas impressões  sobre o V BH Indie Music para o e-mail bhindiemusic@gmail.com e publicaremos tua história/narrativa/resenha/foto aqui neste blog



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

[AGENDA] SEGUNDA SEMANA


V BH Indie Music
SEGUNDA SEMANA ....DE 13 A 18 DE SETEMBRO
13SET
.OFICINA PRODUÇÃO INDEPENDENTE
Direção: Malu Aires
Dias: 13/09, 20/09, 27/09, 04/10, 11/10
Horário: 19:00 às 22:00  
Vagas: 12 
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
17SET
....WORKSHOP Presença de palco ..  Performance gestual para músicos
Direção: Helen Novais
Dias: 17/09, 24/09, 01/10, 08/10
Horário: 14:30 às 17:00
Vagas: 
12 INCRIÇÕES GRATUITAS
INSCREVA-SE ATÉ 15/09
17SET
....shows e performances
........V BH INDIE MUSIC
My Photos por foto Luis Curinga
...SIMPLES Belo Horizonte 18:00H
A palavra talvez não se refira ao som, ou a atitude, ou a vontade de rotular-se algo onde não se há domínio, ou seja, seja simplesmente música, e cada um escute da forma que lhe couber em seu entendimento.
São 3, os que fazem a sintonia e a combinação de notas que tornam-se integrantes de um só.
Dos freqüentadores assíduos de platéias, dos que buscam ouvir, dos que admiram pessoas que batalham e entendem música como simplesmente...
foto Bruno
...MEZBETH Vespasiano MG 19:00H
Um som incisivo e contemporâneo ,esta e a proposta apresentada pelo Mezbeth. A banda deu início as atividades no ano de 2005 na cidade de Vespasiano/MG. Em 2011 retornam com uma sonoridade mais madura e autêntica em seus shows apresentam um repertório autoral com músicas de seu primeiro cd demo auto-intitulado 'Mezbeth', produzido e gravado por Felipe Lisciel o cd traz 4 faixas onde uma soma de ingredientes que tem como resultado final uma descarga de rock n roll, guitarras sujas com riffs pesados também expõe as influências da banda na cena metal alternativa.
foto Patricia Duarte
...FRED INGLEZ Rio de Janeiro 20:00H
" O trabalho solo do carioca Fred Inglez foge dos rótulos convencionais da música pop.
Não é rock alternativo, apesar de ter riffs e levadas próprios do estilo. Não é eletrônico, apesar de haver inserções eletrônicas nas canções. Não é indie, nem pop rock, nem MPB, mesmo com influências desses estilos. É com essa mistura que Fred Inglez cria uma linguagem própria.
Não se esqueça de um espelho reflete o estilo pessoal do músico e é indicada para quem procura música sem rótulos. " - Ciro Visconti - Revista Guitar PLayer novembro 2009
“Distorções e letras profundas."
Não é rock alternativo, não é indie, não é pop-rock, mas é tudo isso ao mesmo tempo.”Tatiana Vargas - Laboratório POP
foto Luis Borges
...CUATRO Belo Horizonte 21:00H
Fazendo um som com influências dos anos 80 e 90, o rock’n’ roll é a mola criativa da banda. Formada em 2006, em pouco tempo ganhou espaço nos principais palcos e Festivais de BH com seu trabalho autoral e dançante.
Em 2009, lançaram seu primeiro EP “Cuatro” com tiragem limitadíssima, atendendo a demanda dos pedidos do seu público.
Hoje, se preparam para o álbum de carreira com produção prevista para o primeiro semestre de 2012.
ONDE
sábado
Horário: 17 às 22:00 horas
Shows das bandas CUATRO (BH), MAZBETH (Vespasiano MG), FRED INGLEZ (Rio de Janeiro) e SIMPLES (BH).
ENTRADA FRANCA (leve 1 kg de alimento ou 1 livro para doação) 
Local: Centro Cultural Nem Secos
Rua São Salvador, 9 - Bonfim

MAPA
18SET
....shows e performances
........V BH INDIE MUSIC
foto Pedro Bourjaile
...CHAPELEIRO MALUCO Belo Horizonte   18:30H
Banda de Rock Autoral de Belo Horizonte. Com pitadas de blues, pop e psicodelia, as letras falam sobre o cotidiano, a vida, o amor e a liberdade. “A tendência é sempre agregar mais músicos à banda, infelizmente, ou felizmente, pessoas vem e vão, mas o importante é que cada um contribua com a banda. Após uma temporada com uma banda que chegou a 9 componentes, decidiram retornar ao formato básico, do início do Chapeleiro, ou seja, um power trio, e dessa vez o som está mais forte, mais maduro, conscistente ”, diz o guitarrista e compositor, Paulo Almeida.
foto Louis
...9S FORA ROCK Belo Horizonte 19:30H
Amor, sexo, dinheiro e fé são temas recorrentes nas músicas do 9'S Fora.
Desde seu início em 2006 a banda aposta em músicas autorais, sempre marcadas pela energia e bom humor de seus integrantes.
Assitir uma apresentação do 9S é presenciar um show com qualidade nos arranjos, pegada rock e a certeza de acabar cantando junto.
capa final.jpgfoto Nathiele Ferreira
...HOTEL CATETE Belo Horizonte 20:30H
O nome Hotel Catete descreve a proposta da banda, de temas boêmios, cômicos e polêmicos. Sua música passeia na casa de Lupcínio Rodrigues a Raul Seixas, o que não exclui sua raíz de rock'n roll. Devido o excesso de codinomes pro ROCK, pode-se dizer que se trata de um rock alternativo, sem nenhuma intenção de qualquer revolução musical, mas sim de uma indentidade.
ONDE
domingo
Horário: 17 às 22:00 horas
Shows das bandas CHAPELEIRO MALUCO (BH), 9S FORA ROCK (BH) e HOTEL CATETE (BH).
ENTRADA FRANCA (leve 1 kg de alimento ou 1 livro para doação) 
Local: Centro Cultural Nem Secos
Rua São Salvador, 9 - Bonfim

MAPA
REALIZAÇÃO INDEPENDENTE
BH INDIE MUSIC
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL
acompanhe
http://vbhindiemusic.blogspot.com

domingo, 11 de setembro de 2011

Os Decréptos [10/09/2011]


Imagens da performance da banda Os Decréptos no V BH Indie Music dia 10 de setembro de 2011










OS DECRÉPTOS
Belo Horizonte MG



edição e imagem
Malu Aires

Selvagens [10/09/2011]


Imagens da performance da banda Selvagens no V BH Indie Music dia 10 de setembro de 2011










SELVAGENS
Ouro Preto MG



edição e imagem
Malu Aires

Los Ciegos [10/09/2011]



Imagens da performance da banda Los Ciegos no V BH Indie Music dia 10 de setembro de 2011












LOS CIEGOS
Ribeirão Preto SP

edição e imagem
Malu Aires